Blog

Esperanto nos filmes

esperanto e os filmes

Esperanto: A Língua dos Filmes Futuristas e Fantásticos

Você já ouviu falar da língua Esperanto? Tenho certeza que sim, mas você sabia que elas esta inserida na cultura pop, especialmente no mundo dos filmes?

O Esperanto foi criado no final do século XIX com a intenção de ser uma língua internacional e neutra, capaz de promover a comunicação e a compreensão entre pessoas de diferentes países e culturas. Embora ainda não tenha alcançado esse objetivo, o Esperanto é falado por uma comunidade dedicada de falantes em todo o mundo.

Mas o que tem a ver o Esperanto com filmes? Na verdade, muitos cineastas vêm usando a língua como uma ferramenta para explorar ideias futuristas e políticas. Em vários filmes, o Esperanto é retratado como a língua comum em sociedades futuristas, como na clássica ficção científica “The Day the Earth Stood Still” (1951), onde ele é falado pelos visitantes extraterrestres.

Em outros filmes, o Esperanto é usado como uma língua fictícia, como em “The Matrix Reloaded” (2003), onde é falado na cena de luta entre Agente Smith e Niobe. Em “Z” (1969), o Esperanto é retratado como a língua oficial do governo fictício.

Além disso, o Esperanto também foi usado como a língua principal em filmes como “Incubus” (1966), um filme de terror considerado um dos primeiros a usar a língua.

Em geral, o uso do Esperanto em filmes é uma forma de explorar a ideia de uma língua universal e suas implicações políticas e sociais. Ele permite aos cineastas imaginarem sociedades futuristas e fictícias e apresentar questões sobre a comunicação, a compreensão e a unidade entre pessoas de diferentes culturas e países.

Enquanto nos filmes o idioma é retratado como uma utopia ou até idioma de alienígenas, aqui na realidade a língua esta cada vez mais presente na nossa realidade, conheça nosso curso e venha conosco tornar a utopia de um mundo mais unido em realidade.

Por fim confira uma lista com dez títulos cinematográficos que possuem a presença do esperanto em sua produção:

“The Day the Earth Stood Still” (1951)

“The Matrix Reloaded” (2003)

“Z” (1969)

“Incubus” (1966)

“Kajiro” (1933)

“La Lingvo Internacia” (1910)

“Kiu Laste Fermis la Pordon?” (1933)

“Battle Beyond the Stars” (1980)

“The Great Dictator” (1940)

“Krad tieda, kiu venas!” (1968)

 

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Últimas publicações:

Como tudo começou

Cláudio Petrycoski Filho de Theóphilo e Maria Luisa Petrycoski, Cláudio nasceu no dia 11 de julho de 1949, na Vila Nova, Pato Branco.  Desde muito

Leia mais!

Esperanto e Intercâmbio

Esperanto e Intercâmbios: Explorando o mundo através da língua e da hospitalidade Você já ouviu falar em Esperanto? Essa língua internacional, criada no final do

Leia mais!
esperanto na literatura

Esperanto Literatura

A Tradição Literária em Esperanto: Explorando a Riqueza da Língua Internacional O Esperanto é uma língua internacional que tem sido utilizada como veículo de expressão

Leia mais!
esperanto e os filmes

Esperanto nos filmes

Esperanto: A Língua dos Filmes Futuristas e Fantásticos Você já ouviu falar da língua Esperanto? Tenho certeza que sim, mas você sabia que elas esta

Leia mais!